quinta-feira, 16 de junho de 2011


Marcio De Oliveira Fonseca
Conversando sobre Arte Entrevistado Leonel Rocha Mattos artista da Bahia

Leonel Mattos é artista autodidata. É um trabalhador da arte, em sua longa carreira utliza-se de vários meios, desenho, pintura, instalação, ocupação e performance. Sua obra tem o cunho social e é destinado ao povo. Outra notável vertente de sua carreira é a luta pela sobrevivência da Arte na Bahia, foi fundador e é presidente do Sindicato de Artistas Plásticos e Visuais da Bahia, onde procura valorizar a atuação do artista. Obrigado Leonel, vamos à luta.

Leonel, conte um pouco de sua história.
Sou artista plástico, tenho 56 anos, nasci em Coaraci, BA. iniciei minha carreira artística aos 15 anos de idade, possuo 7 prêmios , participei de vários salões oficiais pelo Brasil, exposições, no Brasil e exterior! Desenvolvo várias linguagens! Pintura, instalações, objetos, performance , etc. Morei em São Paulo de 1985 a 1990. Atualmente moro e trabalho na Bahia!

Qual foi sua formação artística?
Autodidata, quando morei em São Paulo, adquiri novos conhecimentos, no curso de história da arte e freqüentei vários ateliês de artistas e exposições de arte, participei ativamente da vida cultural, onde vários críticos e o publico puderam tomar conhecimento da minha obra, já que naquele tempo não havia a net!

Que artistas influenciam seu pensamento?
Sante Scaldaferri, Helio Oiticica, Cristo.

Como você descreve sua obra?
Minha obra descreve por si só! Mas poderia dizer que é a expressão do que sinto e vejo!

Você tem uma bela luta pela democratização, valorização e divulgação da Arte, o que você comenta sobre isso?
Entendo que a arte tem que ser democratizada, por entender que não precisa saber para apreciar uma obra, basta sentir!A arte tem que estar onde o povo estar, e para ser apreciada por todos, afinal o papel dela é questionar, revelar,cada olhar é um olhar!

Como você divulga a sua obra?
Através da imprensa, e de exposições sem parar.Tenho feito coisas que interessam a toda sociedade, meu trabalho é direcionado para o social, para o coletivo e isto acho que desperta nas pessoas. Agora, com a net, tenho usado o face para divulgação em massa, depois de 20 anos enterrado aqui na Bahia, e com um registro precário, vou o que salvou com o auxilio do face, as pessoas puderam tomar conhecimento da minha obra, com uma velocidade maior!

Você tem uma rotina de trabalho?
Sou um artista indisciplinado para trabalhar. Trabalho quando sinto que está na hora!

Qual a importância dos Salões de Arte?
Os salões de arte, são fundamentais, para dar oportunidades aos jovens artistas, que estão começando, A principal porta de entrada e incentiva os artistas a produzirem, onde a crítica possa tomar conhecimento da produção. Jamais deveriam acabar!

Qual a dificuldade para um jovem artista para ser representado por uma galeria?
As dificuldades são várias, a principal é a falta de espaço.As galerias só trabalham com determinados grupos de artistas e é muito difícil abrir oportunidades! Depois acabaram com tudo aqui, com os salões! Tenho dado a minha contribuição realizando eventos coletivos onde agrega um número maior de artistas, em espaços alternativos e no meu ateliê do Rio Vermelho!

Quais são seus planos para o futuro?
O futuro está muito longe, entendo que o segundo é muito tempo, e procuro fazer o melhor, seja onde estiver, o futuro pode ser agora! rsrsrs

É possível viver de arte no Brasil?
Sim, é possível viver de arte no Brasil. O que precisa é formar um publico maior para tal, para isto temos que abrir mais espaços para a arte se mostrar, começando pelas escolas!

O que você faz em suas horas livres?
Não tenho horas vagas, porque trabalho pensando! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário